top of page

Machine Teacher é a nova profissão

É inegável que a Inteligência Artificial vai substituir algumas profissões.. Mas também irá estimular a criação de outras.

De início, podemos esperar que toda tarefa que pode ser automatizado, ou processos de decisão facilmente algoritimizáveis, serão executados com o suporte da IA. Isso já vem acontecendo.

Na sequência, podemos esperar que operações mais complexas e menos previsíveis recebam a contribuição da inteligência artificial.

No momento, a capacidade analítica e a criatividade humana seguem sendo necessárias e estas 'soft skills' tendem a ser valorizadas pelo mercado. No futuro, na medida em que os novos algoritmos sejam capazes de realizar análises mais sofisticadas e de emular a criatividade, ainda teremos a empatia, a intuição e as emoções como diferenciais duradouros.

Apesar do uso do termo 'machine learning' para identificar a evolução dos algoritmos de inteligência artificial, as máquinas ainda não aprendem sozinhas. Alguém (humano) precisa ensina-las a discernir, contextualizar e decidir, a cada nova informação.

A Neevo, empresa com sede na Filadélfia (USA), é um bom exemplo disso.

A empresa recruta pessoas em todo mundo para contribuir com o aprendizado das máquinas de clientes como Amazon, Sony e Mastercard.

Atualmente, tem mais de 200 mil colaboradores registrados em sua plataforma (crowd members), interpretando conteúdos em 220 idiomas diferentes. Os participantes interpretam textos e imagens. e revisam o trabalho realizado pelas máquinas, completando tarefas e sendo remunerados para isso.

Nenhuma qualificação especial é requerida. Basta ser humano, tempo livre e uma conta PayPal para recebimento da remuneração. Basta se inscrever e baixar os aplicativos de trabalho.

A home page da empresa não entra em detalhes sobre a verificação da qualidade da entrega, mas os critérios devem constar no contrato de trabalho.

As avaliações da empresa nos fóruns de discussão são, em geral, bastante positivas, apesar de ainda ser uma startup.

Quem tiver a curiosidade de experimentar, pode acessar o site da empresa neste link.


bottom of page