Kingsley_synchronousfit.png
WP_cabeca.png

SELEÇÃO DE EXECUTIVOS

Aliando metodologia, tecnologia e ciência à experiência dos consultores

Encontrar e contratar o executivo adequado para ocupar posições de liderança nas empresas não é uma tarefa simples.

A decisão, tanto de contratar como de aceitar uma proposta, é determinante para o futuro de ambas as partes. 

Essa complexidade exige a experiência de profissionais especializados e ferramentas adequadas para aumentar a probabilidade de sucesso na contratação.

Entende-se por sucesso a identificação do profissional com as competências necessárias para a posição e o perfil compatível com a cultura da organização, de forma que ele possa contribuir com todo o seu potencial, integrando-se e estabelecendo um compromisso duradouro.

Foi para isso que a Kingsley Gate desenvolveu Synchronous Fit, um framework proprietário que resulta na integração perfeita entre cliente e candidato, trazendo objetividade para o processo de avaliação de executivos, por meio de um suporte científico, que se soma a uma profunda percepção humana e de mercado de consultores especializados na seleção de executivos.

Aproveitando-nos da oportunidade da chegada da Kingsley Gate na América Latina, promovemos dois encontros com a presença de mais de 30 diretores de recursos humanos de grandes empresas, com o intuito de apresentar as soluções metodológicas e tecnológicas que garantem o estabelecimento de  relacionamentos duradouros (‘lasting fits)’, e entrevistamos alguns deles para capturar suas percepções em relação a esse desafio.

Conversamos sobre as oportunidades, as expectativas e o papel que as consultorias de ‘executive search’ devem desempenhar para apoiar as organizações em contratações sustentáveis.

Sócios da Kingsley Gate apresentam os diferenciais da empresa em almoço para diretores de recursos humanos no Brasil.

O que se espera da consultoria e como a Kyngsley Gate pode ajudar?

João Raful, Diretor Executivo de RH da Unipar, resume bem o que se espera das consultorias.

WP_joaoraful.png

“Hoje temos ferramentas de ‘screaning’ que agilizam o processo, mas a metodologia para identificar o ‘fit cultural’, que é a grande causa de insucesso na contratação de altos executivos, ainda requer aprimoramento. O consultor que nos apoia na busca de executivos precisa ser experiente e conhecer em detalhe o contexto cultural da empresa, aliando o método e a tecnologia à sua sensibilidade.”  - João Raful.

Um bom histórico de sucesso é imprescindível quando consideramos um candidato em potencial.  Entretanto, não é suficiente para garantir sua performance.  Valores e atributos pessoais que garantam a possibilidade de integração com a cultura da empresa (‘cultural fit’) devem receber igual atenção no processo de avaliação.

Um procedimento adequado ajuda no processo de contratação, mas nenhuma ferramenta, isoladamente, pode ser usada para tomar a decisão final de trazer um candidato a bordo.  Ferramentas e processos agregam valor quando integram uma metodologia mais abrangente.

Ferramentas e entrevistas precisam estar embasadas por parâmetros de avaliação e devem transcender os roteiros padronizados, explorando situações reais da vida cotidiana, aprofundando o conhecimento sobre o candidato.

Na metodologia desenvolvida pela Kingsley, um perfil de ajuste – Synchronous Fit Profile Agreement – é elaborado, em conjunto com o cliente, antes do início da busca. 

WP_frame.png

Frame: definir atributos técnicos e pessoais relevantes para o ‘fit’

Find: busca abrangente, ferramentas de avaliação, entrevistas estruturadas e pontuação por atributos.

Fit: avaliação comparativa dos candidatos pelo perfil de ajuste (‘fit profile’).

Flourish: programa concebido para acelerar a integração do contratado, fornecendo aos membros da equipe a oportunidade de conhecer a pessoa e o profissional.

Ferramentas científicas, de fácil aplicação, resultam em um modelo que detalha habilidades, atributos e motivadores desejados para candidato ideal. Um sistema de classificação predeterminado é estabelecido por meio do processo de descoberta interativa entre o consultor e o cliente. O perfil de ajuste síncrono é utilizado para medir cientificamente a probabilidade do sucesso do candidato na posição.

 Usando o sistema de classificação predeterminado, reunimos a percepção humana especializada e o processo de criação de perfis científicos com referências quantitativas para chegar a uma pontuação para cada candidato chamada de Fit Quotient (FQ). Isso ajuda o cliente a classificar os candidatos de um ponto de vista holístico, em oposição a ser influenciado por um currículo forte ou por uma personalidade dinâmica. Um FQ alto indica a possibilidade de integração bem-sucedida e duradoura.

Pedro Folque, da Kingsley Brasil, resume o princípio da metodologia.

WP_pedro.png

“Synchronous Fit é uma estrutura de quatro quadrantes que utiliza ferramentas presenciais e on-line para criar um perfil de ajuste síncrono, que é usado para quantificar comparações entre candidatos qualificados, garantindo que o candidato finalista tenha o melhor ajuste.” – Pedro Folque

A preocupação com a diversidade

O ‘fit’ cultural é apontado pela grande maioria dos diretores de Recursos Humanos como o ponto crítico para a permanência do executivo na organização.

O contraponto para um ‘fit’ perfeito é a contribuição que a diversidade pode trazer para a empresa.

Estabelecer parâmetros objetivos e dimensionar a identidade cultural do candidato é imprescindível para avaliar se as eventuais diferenças se encontram dentro de limites sustentáveis.

O Synchronous Fit Profile é a ferramenta disponibilizada pela Kingsley para avaliar o risco das ‘concessões’ em relação ao ‘perfect fit’ e ponderar em que medida a diversidade poderá comprometer o sucesso da contratação.

Rosana Souza, da Kingsley Brasil, oferece uma visão complementar ao processo.

Rosana.png

“Nessa avaliação podem ser considerados, também, os perfis dos profissionais que compõem o time ao qual o potencial candidato se integrará, capazes de complementar suas competências. O cliente pode decidir priorizar as competências ausentes no time e ser menos exigente com as que já estão presentes.”  – Rosana Souza

O consultor dará suporte á decisão, alertando para potenciais conflitos de perfis de liderança, que não são incomuns quando optamos pela diversidade de perfis.

Os aspectos humanos e a tecnologia

O processo de contratação também pode ajudar a organização a refletir sobre alguns de seus aspectos.

O consultor pode contribuir com sua experiência para contextualização, numa visão comparativa com o mercado, ajudando a organização a questionar sua cultura e avaliar aspectos como propósito e liderança, atratividade e retenção. 

Nessa oportunidade podem ser revistos elementos fundamentais como a gestão, os modelos de compensação e reconhecimento, o clima e as oportunidades de desenvolvimento profissional.

Iñaki Cebollero, Diretor Global de RH na Atento, reafirma a importância do papel humano do consultor.

Inaki.png

“Esse é um negócio de pessoas, não de empresas.  O sócio que nos atende precisa conhecer nossa cultura, nossa forma de trabalho, nosso ambiente.  Precisa ter e demonstrar mais interesse no bom resultado do processo do que na venda de seu produto. Não é, meramente, uma transação comercial.” – Iñaki Cebollero

E essa preocupação com o aspecto humano também deve se estender para os candidatos que estão sendo considerados para a vaga, que merecem ser informados do andamento do processo até o seu fechamento.

A tecnologia embarcada na metodologia Synchronous Fit contribui para organizar os dados disponíveis nas diferentes fontes como LinkedIn e outras redes sociais, os CVs, os relatórios de ‘assessment’, as entrevistas com candidatos e suas referências, as avaliações de recrutadores e consultores e as informações de mercado, conferindo consistência às informações extraídas e alinhamento de percepções de todos os envolvidos.

 

Ela não substitui a sensibilidade do consultor.  Ao contrário, ela se soma à mesma, visto que a visão do profissional de ‘search’ é fundamental para o processo e traz inteligência também ao sistema, oferecendo uma visão mais abrangente, indicadores robustos, redução de vieses de avaliação e maior velocidade e precisão para o processo de seleção, o que também beneficia os candidatos.

O ‘Client Suit’, a interface de acesso em tempo real, confere total transparência na condução de todos os passos e agilidade na comunicação entre o cliente e os consultores.

Ana Claudia Reis, da Kingsley Brasil, reforça que esses aspectos sintetizam o compromisso e o diferencial da empresa.

WP_ana.jpg

“Entendemos que acuracidade, velocidade, transparência e responsabilidade são os pontos mais relevantes para nossos clientes durante a condução de um processo de contratação de executivos e é isso que a metodologia da Kingsley oferece, aliado à nossa experiência profissional.” – Ana Claudia Reis

O compromisso com o resultado

Um ponto de concordância entre os diretores de RH é o entendimento de que o trabalho da consultoria não deve se limitar a encontrar o executivo a ser contratado.

Tiago Asprino, Diretor de RH da Marfrig Global Foods, reforça esse ponto.

WP_tiago2.jpg

“A avaliação da consultoria começa, verdadeiramente, a partir da contratação do candidato. É nesse momento que conseguimos verificar, na prática, se as necessidades foram bem identificadas e se as ferramentas de avaliação e as entrevistas foram eficazes.” – Tiago Asprino

Espera-se que o consultor possa apoiar a negociação da remuneração e acompanhar a integração do contratado (‘on board’) por um período mais longo, contribuindo para que as dificuldades naturais do início da integração sejam superadas, e ajudando a construir uma curva de aprendizado para novas contratações.

Buster Houchins, CEO da Kingsley, enfatiza que a consciência da responsabilidade e o real comprometimento com o resultado é a razão pela qual todos os sênior partners são sócios da empresa.

WP_buster2.jpg

Aumentar a agilidade e reduzir o risco da contração inadequada de um alto executivo pode fazer toda a diferença para a organização e para o candidato, principalmente em momentos complexos como os que estamos vivendo.” – Buster Houchins

É por isso que ‘Flourish’ (prosperar) integra os quadrantes da metodologia Synchronous Fit, com a mesma ênfase dos demais.

Metodologia, tecnologia e sensibilidade na escolha, suporte para integração e flexibilidade para ajustes com suporte científico, experiência e total comprometimento dos associados com o sucesso da contratação é o que a Kingsley tem para oferecer de melhor aos seus clientes.

https://www.kingsleygate.com/