FLIGHT TO SAFETY
- Flavio Ferrari

- há 20 horas
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O IMPACTO DO CASO MASTER NA REPUTAÇÃO DIGITAL DO SISTEMA BANCÁRIO.
Em 18 de novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master após a Polícia Federal prender seu controlador, Daniel Vorcaro. As investigações revelaram, de imediato, um esquema de fraude envolvendo R$ 50 bilhões em CDBs irregulares e R$ 12,2 bilhões em operações fraudulentas com o Banco de Brasília (BRB).
O episódio revolveu a reputação de todo o sistema bancário, impactando as marcas de forma assimétrica.
Na análise da Reputação Digital que realizamos em20/11/25, dois dias após a decretação da liquidação, observamos o fenômeno de "flight to safety". Em um cenário de incerteza, clientes e investidores tenderam considerar grandes bancos tradicionais e algumas cooperativas de crédito como portos mais seguros, dada sua imagem prévia de solidez e boa governança. Em contrapartida, os bancos diretamente envolvidos na crise sofreram quedas drásticas em seus índices de Reputação Digital (IRD – SocialData*), e outras instituições de médio porte ou com modelos de negócio mais arriscados (yelds altos) enfrentaram um aumento do escrutínio e da desconfiança.

O BRB foi o mais impactado em decorrência das negociações diretas para compras de carteiras do Master, que já tinha sua reputação significativamente comprometida antes da liquidação.
O BTG Pactual, que liderava o ranking IRD em outubro em função de seus bons resultados financeiros, perdeu sua posição pelo fato de haver distribuído CDBs do Master para seus clientes, mas continuou bem-posicionado.
PicPay e Mercantil também sofreram impacto similar, o primeiro pelo seu posicionamento complexo e o segundo em função de seu porte, fatores que aumentam a sensibilidade à possibilidade de crises sistêmicas.
O Bradesco ainda sofre o impacto do movimento de fechamento de suas agências, e que o torna um pouco mais sensível.
O Banco do Brasil foi o maior beneficiado, pela percepção de solidez e segurança.
Os demais bancos tiveram, individualmente, pouca variação, e o IRD do setor bancário baixou de 7,6 para 7,2, indicando, em síntese, preocupação moderada, mas preservando a confiança, reforçada pela percepção positiva da ação do Banco Central.
A Reputação Digital pode ser definida como a "percepção" (interpretação) das IAs do conjunto das manifestações sobre a marca registradas em pesquisas, entrevistas, publicações, comentários em redes sociais e sites de avaliação. É, portanto, uma síntese qualificada e quantificada do desempenho da organização em múltiplas dimensões avaliativas, concebida a partir de informações publicadas por stakeholders (manifestações digitais verificáveis), interpretadas e consolidada pelas IAs.
Sua avaliação é relevante porque antecipa as respostas que serão dadas pelas IAs quando consultadas sobre as marcas avaliadas, contribuindo para a construção da reputação orgânica.
Importante observar que ela é dinâmica e volátil, porque as diversas fontes consultadas pelas IAs podem ser atualizadas a qualquer momento.
O IRD indica, portanto, o resultado em tempo real da consolidação das informações capturadas no momento da consulta.
* SocialData é um hub colaborativo que reúne soluções integradas para atender demandas de gestão de informação, particularmente as endereçadas ao conhecimento da sociedade e prioritariamente dirigidas para o suporte a decisões de Inovação, Marketing e Comunicação.





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