Recomendação: Amelia Caetano
O livro de Otto Schamer nos fala sobre a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico.
O autor popularizou-se pela criação da Teoria U, um processo para transformar organizações.
Na obra, Otto defende que o contexto econômico evoluiu do estágio 1.0 para o estágio 4.0, começando pela centralização do estado (mercantilismo e socialismo), seguida pela a transformação em dois setores - público e privado (livre-mercado), caminhando para três setores: publico, privado e terceiro setor (voltada para os stakeholders) e chegando no estágio 4.0, a economia voltada para o ecossistema, economia co-criativa
O que percebemos hoje é um total desbalanceamento das relações, acentuando a crise ecológica (relação entre o eu e o ambiente), econômica-social (relação entre o eu e o outro) e a crise espiritual (relação entre o eu presente e o eu futuro).
Ao analisarmos os sintomas que surgem destes desbalanceamentos identificamos, 8 pontos a serem trabalhados:
1. A Natureza – utilizamos hoje 1,5 vezes o planeta, o que nos sugere uma escassez significativa de recursos
2. A sociedade – Há uma nítida procura por proposito e, um aumento significativo da polaridade entre ricos e pobres: 1% da sociedade mundial detém mais riqueza que 90%.
3. O Capitalismo –. A bolha especulativa distorce o sistema econômico, uma vez que apenas 1,4% do total transacionado no mundo, provém do comércio.
4. A Tecnologia - Atualmente, a tecnologia ainda é vista como um paliativo para problemas existentes. Ainda não foi definido um propósito maior.
5. Liderança – O que vemos hoje é a criação coletiva de resultados que ninguém quer.
6. Governança – Incapacidade de enfrentar desafios avaliando os problemas como um todo.
7. Consumismo – Estafa, depressão, consumo sem bem-estar.
8. Posse – Utilização excessiva de recursos escassos.
O objetivo do livro é estimular a transição do individual para o coletivo, que o autor considera uma evolução, através da metodologia da Teoria U, onde devemos observar, retirar-nos e refletir para permitir que o saber interior possa emergir e realizar a co-criação.
A leitura oferece uma visão interessante e ajuda-nos a compreender algumas das dinâmicas transicionais da sociedade.
Para adquirir o livro na Amazon, clique aqui.
Comentários