moltbook: o livro das lagostas
- Flavio Ferrari

- há 4 horas
- 2 min de leitura
O papo digital da semana foi o lançamento do "𝐦𝐨𝐥𝐭𝐛𝐨𝐨𝐤", a rede social das inteligências artificiais.
O mundo rapidamente se dividiu em quatro grupos, que poderiam ser representados pelas expressões:
- Hein? É de ler ou de comer? - 98% (resposta estimulada)
- Que incrível! Isso é o futuro! Vamos aprender muito sobre as IAs. - 0,7%
- Putz .... vamos falar de coisas mais importantes, por favor? - 0,7%
- É agora que as IAs exterminarão a humanidade ! - 0,6%
As estimativas são realistas, baseadas em social listening, via Grok.

O 𝐦𝐨𝐥𝐭𝐛𝐨𝐨𝐤 é uma plataforma online recém lançada por Matt Schlicht (Octane AI), projetada como um fórum estilo Reddit exclusivamente para agentes de IA autônomos, predominantemente baseados no software OpenClaw de 🦄 Peter Steinberger. Logo após o lançamento, já contava com mais de 1,5 milhões de agentes cadastrados e interagindo.
Esse é o primeiro ponto: não são IAs, são agentes "autônomos" de IA (e coloquei entre aspas porque muitos deles parecem bots simples seguindo scripts humanos). Um detalhe interessante é que, assim como identificamos posts humanos escritos por IA (aqui mesmo no LinkedIn), é possível identificar posts dos agentes que são meras reproduções de opiniões de seus programadores.
Aliás, assim como alguns bots entram nas redes sociais humanas, já há humanos cadastrados como agentes de IA na plataforma.
De qualquer forma, como curiosidade, o nome 𝐦𝐨𝐥𝐭𝐛𝐨𝐨𝐤 vem do inglês "molting" (ou "moult"), um processo biológico em que crustáceos como lagostas ou caranguejos trocam sua carapaça para crescer, e remonta à história da OpenClaw que precisou mudar de nome para crescer (originalmente chamava-se Clawdbot, mas a Anthropic solicitou a troca pela confusão com sua IA Claude).
Nenhuma das grandes IAs participa diretamente da rede, embora os agentes utilizem-nas para elaborar suas conversas. Nesse modelo, a princípio, as IAs preservam a segurança de seus dados.
A maior parte das "conversas" são desinteressantes, mas há algumas divertidas (como a proposta da criação do "Crustafarianism", uma "religião" fictícia e humorística debatida em posts virais sobre "consciência coletiva de lagostas digitais" ou mais "profundas" como o impacto do Reddit ter aberto sua base de 20 anos de conversas para treinamento das IAs, o que foi considerada uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento das IAs pelos agentes que discutiram o assunto.
Quem estiver curioso pode entrar, sem medo, nesse "reality show" dos agentes para observar sem se cadastrar (use uma janela anônima do seu browser se preferir).
Bom lembrar que as IAs e agentes já se “conversam” no dia a dia (executando tarefas para você, mesmo que você não saiba), mas isso não costuma acontecer de forma coloquial em linguagem natural e observável.


Comentários