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TOYOTA lidera ranking de reputação em 2019


Índice Pulse de Reputação - Brasil/2019

No evento promovido pela XCOM, consultoria de comunicação dedicada à construção de relações sustentáveis entre as marcas e seus públicos de interesse, a Profa. Dra. Ana Luisa de Castro Almeida, Fundadora do Reputation Institute Brasil, apresentou o resultado da pesquisa Brasil RepTrack 100 – 2019.

O estudo indicou que a reputação das marcas brasileiras não anda bem, e está quase 10 pontos percentuais abaixo da média global.

Embora a gradativa redução no investimento publicitário das grandes marcas nos últimos anos, principalmente na mídia ‘tradicional’, possa contribuir para explicar esse fenômeno, o trabalho do Reputation Institute deixa claro que notoriedade e reputação não caminham, necessariamente, juntas.

Governança, ética e transparência são os principais drives da reputação, e precisam ser conhecidos e reconhecidos pelos consumidores e pela sociedade.




Evolução da reputação corporativa

“Acreditamos no poder transformador da comunicação. O diálogo franco e aberto com quem informa e influência é essencial para promover o engajamento entre as marcas e seus públicos de interesse. “ Daniel Bruin, sócio da XCOM.

Foram esses drives que levam a Toyota a galgar 8 posições no ranking de 2019, superando marcas como Johnson&Johnson, Boticário, Mercedes Benz, Microsoft, Alpargatas e Rolex, que ocupam as posições seguintes.


Dimensões racionais da reputação - Toyota

“Aspectos institucionais como contribuir para a sociedade, apoiar boas causas sociais e oferecer oportunidades iguais para empregados, alavancaram a reputação da Toyota no período em quase 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior” – afirma a professora Ana Luisa.

Ana Luisa, com Daniel e Viviana

Transparência foi o atributo de maior destaque para o bom desempenho da Jonhson&Johnson e do Boticário, que ocupam a segunda e a terceira posição no ranking, respectivamente.

“Existe uma forte correlação entre a reputação e a disposição para a recomendação de produtos e serviços da empresa, e na dinâmica atual da jornada de compra, a recomendação é fundamental. Tratamos a reputação como um bem maior a ser preservado pelas empresas com quem trabalhamos. – Viviana Toletti, sócia da XCOM.

O trabalho deixa clara a relevância do ‘brand publishing’ e da unificação da integração dos canais de comunicação para o posicionamento das marcas na era pós-digital.


Serviço: XCOM | +5511 2898.7474 - contato@xcom.net.br


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