Venture Capital a todo vapor

O ranking das empresas financiadas por Venture Capital (VC) mais valiosas dos EUA mudou bastante neste início de 2019, e traz algumas surpresas.


Pitchbook: The 25 most valuable VC-backed companies in the US

Com a saída de Uber (IPO em 2018), wework assumiu a liderança do grupo, após o investimento do SoftBank em janeiro. Airbnb consolidou-se na terceira posição, seguida de perto pela SPACEX, dos transportes espaciais de Elon Musk. Um pouco mais distante, na quinta colocação e menos conhecida por aqui, vem a Stripe, integradora de pagamentos eletrônicos.

A grande ‘supressa’ é o segundo lugar para a JULL, fabricante de cigarros eletrônicos (vapers), absolutamente ‘low tech’ e suportado por um hábito bastante criticado por uma sociedade cada vez mais preocupada com o cuidado da saúde.

É possível que os investidores da JUUL estejam apostando, também, na ‘cannabis liberation’, que impulsionaria a venda do produto. Mas há um risco significativo na aposta, já que muitos países já optaram por proibir a comercialização do cigarro eletrônico até que estudos mais sérios provem avaliem seu risco para a saúde.

Os investidores em startup já perceberam que os grandes sucessos vêm de velhos negócios e, deste ponto de vista, a lista faz sentido. Aluguel de espaços (wework e airbnb), facilitação de pagamentos (Stripe) e tabagismo (JULL) não são grandes novidades sociais. O que muda, como sempre, é a experiência, que é a bola da vez do marketing. E isso explica a viagem de Elon Musk.

Mais detalhes sobre o ranking neste link.