Uma nova sociedade de consumidores

Atualizado: 9 de Ago de 2019

O comportamento e os interesses do consumidor estão mudando.

A tecnologia transforma prioridades, as possibilidades de interação com as marcas se expandem e a presença multicanal é importante para que possam responder às novas expectativas dos usuários.

O evento realizado pela ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – em Recife nesta semana (07/08/19), com o tema “Nova sociedade de consumidores: revalorização dos rituais, sentimentos e relações sociais”, se propôs a abordar essas questões.

Sandra Martinelli, na abertura do evento.

Sandra Martinelli, Presidente Executiva da entidade, abriu o evento ressaltando que o apoio dos patrocinadores, a participação de personalidades de alto nível no palco do JPCM Trade Center e o auditório lotado pelos profissionais da capital Pernambucana eram bons indicadores da relevância da pauta.

“O circuito de eventos comemorativos dos 60 anos da ABA tem como propósito abordar os temas mais relevantes para o Marketing na atualidade. Este evento em Recife foi patrocinado pela Rede Globo, a Ótima, UOL AD_LAB e JCDecaux, a quem agradecemos muito por apoiarem sua realização, bem como aos profissionais de Recife e os que vieram de São Paulo especialmente para o evento. A ABA tem hoje mais de 140 empresas associadas responsáveis por aproximadamente 70% do investimento publicitário no Brasil, e conta com 15 parceiros estratégicos que nos ajudam a viabilizar nossos eventos e a produção de conteúdos relevantes para o mercado. Neste momento em que o ecossistema de Marketing se transforma aceleradamente, acredito que estamos cumprindo nossa missão de contribuir de forma relevante para sua evolução, a partir dessas realizações e das atividades de nossos comitês.” – afirma Sandra.

O encontro de Recife contou com a participação de Edmar Bulla (CEO da Croma), Mirella Marchi (Head de Comunicação da Nissin Foods), Meiry Lanunce (editora e apresentadora da Globo Recife), Flavio Ferrari (Head do CIFS BR), Danielle Luz (Head de Marketing da Celpe), Elmo do Val (Diretor do SINAPRO-PE), Newman Debs (VP Jurídico Latam da Unilever), Fred Muller (Diretor Executivo Comercial da Globosat), Wagner Mendes (Diretor de Marketing da ASA Alimentos) e Iuri Leite (Diretor Regional da Globo Pernambuco).

Edmar Bulla, Mirella Marchi e Meiry Lanunce, falando sobre Práticas de Consumo
“Mais de 70% dos brasileiros não acreditam no discurso das marcas. Precisamos voltar para a simplicidade da comunicação, com mensagens claras, que comunicam o propósito.” – Edmar Bulla

“O mundo digital é importante, mas a Televisão segue soberana e o Radio também tem grande importância para a cobertura do território brasileiro. É importante pensar na comunicação multiplataforma.” – Meiry Lanunce
Flavio Ferrari, Danielle Luz e Elmo do Val discutindo a nova jornada do consumidor.
“O consumidor abre mão de sua privacidade para ter sua individualidade reconhecida e seus desejos atendidos em seu casulo móvel. No marketing da intimidade o respeito é a base.” – Flavio Ferrari

Fred Muller, Newman Debs, Wagner Mendes e Iuri Leite conceituando a confiança post-truth.
"Compliance não é apenas uma proteção jurídica, é o que constrói a relação de confiança com os consumidores. Nada do que falamos vale se os consumidores não acreditam.” – Newman Debs

“Inspirado pelas filas de racionamento de comida do pós-guerra, Momofuku Ando, o fundador da Nissin, tinha um propósito claro quando fundou a empresa: encontrar uma solução simples e acessível para matar a fome.” – Mirella Marchi