top of page

O que estudar na quarentena

Nesse recesso forçado, muita gente pensa em aproveitar para desenvolver novas competências, preparando-se para um mercado de trabalho que promete ser muito mais competitivo nos próximos anos.

Inspirados pelos cenários futuros, indicados pelas diversas consultorias, podemos dizer que há algumas áreas que certamente demandarão profissionais com novas qualificações.

Vale a pena explorá-las para encontrar onde você se encaixa e o que falta aprender para se qualificar.

1. Inteligência Artificial e bigdata

2. Realidade Virtual e Realidade aumentada

3. Interfaces de automação para atendimento a clientes

4. Energia solar e armazenamento de energia

5. Bio-segurança

6. Monitoramento social

Os temas com maior demanda prometem ser ciência de dados (e programação para isso), eficiência energética e medicina genética, mas a Sociedade 5.0 deve valorizar humanidades e, nesse caso, sociologia e psicologia ganham espaço. Neurociência, que congrega tecnologia, medicina e humanidades, também irá ganhar terreno, particularmente no desenvolvimento de uma nova geração de inteligência artificial mais humanizada. A especialização em proteção de dados, em suas diversas vertentes, é outra boa opção, seja na perspectiva tecnológica no legal.

Outras áreas críticas, com potencial para demanda futura, são cidades sustentáveis, terrorismo, violência urbana, crimes cibernéticos e corrupção, mas os temas de estudo que mencionamos acima cobrem boa parte das questões relacionadas.

Indicada a direção, basta escolher o caminho e começar a estudar.



bottom of page